Sistema de comércio multilateral wikipedia


ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO A OMC EM BREVE: PARTE 1 O sistema de comércio multilateral, presente e futuro A Organização Mundial do Comércio surgiu em 1995. Uma das organizações internacionais mais jovens, a OMC é a sucessora do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT) estabelecida na sequência da Segunda Guerra Mundial. Assim, enquanto a OMC ainda é jovem, o sistema multilateral de comércio que foi originalmente criado no GATT tem mais de 50 anos. Nos últimos 50 anos, houve um crescimento excepcional do comércio mundial. As exportações de mercadorias cresceram, em média, 6 vezes por ano. O comércio total em 2000 foi 22 vezes o nível de 1950. O GATT e a OMC ajudaram a criar um sistema comercial forte e próspero que contribui para um crescimento sem precedentes. O sistema foi desenvolvido através de uma série de negociações comerciais, ou rondas, realizadas no âmbito do GATT. As primeiras rodadas trataram principalmente de reduções tarifárias, mas negociações posteriores incluíram outras áreas, tais como medidas anti-dumping e não-tarifárias. A última rodada da Rodada Uruguai de 1986-94 levou à criação da OMC. As negociações não terminaram aí. Alguns continuaram após o fim do Uruguay Round. Em fevereiro de 1997, foi alcançado um acordo sobre serviços de telecomunicações, com 69 governos concordando com amplas medidas de liberalização que foram além das acordadas no Uruguay Round. No mesmo ano, 40 governos concluíram com êxito as negociações para o comércio isento de tarifas de produtos de tecnologia da informação e 70 membros concluíram um acordo de serviços financeiros que abrange mais de 95 do comércio de informações bancárias, de seguros e de valores mobiliários. Em 2000, iniciaram-se novas negociações sobre agricultura e serviços. Estes foram agora incorporados a uma agenda mais ampla lançada na quarta Conferência Ministerial da OMC em Doha, Qatar, em Novembro de 2001. O programa de trabalho, a Agenda de Desenvolvimento de Doha (ADD). O comércio e o ambiente, as regras da OMC, tais como anti-dumping e subsídios, o investimento, a política de concorrência, a facilitação do comércio, a transparência nos contratos públicos, a propriedade intelectual e uma série de questões levantadas pelos países em desenvolvimento Como dificuldades que enfrentam na implementação dos atuais acordos da OMC. O prazo para as negociações é 1 de Janeiro de 2005. ORGANIZAÇÃO DO COMÉRCIO COMUNITÁRIO COMPRENDENDO A OMC: PRINCÍPIOS BÁSICOS Princípios do sistema comercial Os acordos da OMC são longos e complexos, porque são textos jurídicos abrangendo uma vasta gama de actividades. Trata-se de: agricultura, têxteis e vestuário, bancos, telecomunicações, compras governamentais, padrões industriais e segurança de produtos, regulamentações de saneamento de alimentos, propriedade intelectual e muito mais. Mas uma série de princípios simples e fundamentais funcionam em todos esses documentos. Estes princípios são a base do sistema multilateral de comércio. Um olhar mais atento sobre estes princípios: Clique em para abrir um item. Uma árvore para navegação no site será aberta aqui se você habilitar JavaScript no seu navegador. 1. Nação mais favorecida (NMF): tratar outras pessoas igualmente Nos termos dos acordos da OMC, os países não podem normalmente discriminar entre os seus parceiros comerciais. Conceda a alguém um favor especial (como uma taxa de direito aduaneiro mais baixa para um de seus produtos) e você tem que fazer o mesmo para todos os outros membros da OMC. Este princípio é conhecido como tratamento de nação mais favorecida (MFN) (ver caixa). É tão importante que se trata do primeiro artigo do Acordo Geral sobre Pautas Aduaneiras e Comércio (GATT). Que rege o comércio de mercadorias. O MFN é também uma prioridade no Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços (GATS) (Artigo 2º) e no Acordo sobre os Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados com o Comércio (TRIPS) (Artigo 4º), embora em cada acordo o princípio seja tratado de forma ligeiramente diferente . Juntos, esses três acordos abrangem os três principais domínios de comércio tratados pela OMC. Algumas exceções são permitidas. Por exemplo, os países podem estabelecer um acordo de livre comércio que se aplique apenas aos bens comercializados dentro do grupo discriminando mercadorias de fora. Ou podem dar aos países em desenvolvimento um acesso especial aos seus mercados. Ou um país pode criar barreiras contra produtos que são considerados como sendo negociados injustamente de países específicos. E nos serviços, os países são autorizados, em circunstâncias limitadas, a discriminar. Mas os acordos só permitem essas exceções sob condições estritas. Em geral, a NMF significa que cada vez que um país abaixa uma barreira comercial ou abre um mercado, tem de o fazer para os mesmos bens ou serviços de todos os seus parceiros comerciais, sejam eles ricos ou pobres, fracos ou fortes. 2. Tratamento nacional: Tratar igualmente os estrangeiros e os locais As mercadorias importadas e produzidas localmente devem ser tratadas igualmente, pelo menos após a entrada dos produtos estrangeiros no mercado. O mesmo deve aplicar-se aos serviços nacionais e estrangeiros, bem como às marcas, direitos de autor e patentes estrangeiros e locais. Este princípio de tratamento nacional (que dá aos outros o mesmo tratamento que os seus próprios nacionais) encontra-se também nos três principais acordos da OMC (artigo 3.º do GATT, artigo 17.º do GATS e artigo 3.º do TRIPS), embora uma vez mais o princípio seja tratado Ligeiramente diferente em cada um destes. O tratamento nacional só se aplica quando um produto, serviço ou item de propriedade intelectual entrou no mercado. Por conseguinte, a cobrança de direitos aduaneiros sobre uma importação não constitui uma violação do tratamento nacional, mesmo que os produtos produzidos localmente não sejam sujeitos a um imposto equivalente. Comércio mais livre: gradualmente, através da negociação de volta ao topo A redução das barreiras comerciais é um dos meios mais óbvios de incentivar o comércio. As barreiras em causa incluem direitos aduaneiros (ou tarifas) e medidas como proibições de importação ou quotas que restringem selectivamente as quantidades. De tempos em tempos, outras questões como a burocracia e as políticas cambiais também foram discutidas. Desde a criação do GATT em 1947-48, houve oito rodadas de negociações comerciais. Está em curso uma nona rodada, no âmbito da Agenda de Doha para o Desenvolvimento. Num primeiro momento, estas concentravam-se na redução das tarifas (direitos aduaneiros) sobre as mercadorias importadas. Como resultado das negociações, em meados da década de 1990, os países industrializados tinham baixado constantemente para menos de 4. Mas, nos anos 80, as negociações haviam se expandido para cobrir barreiras não-tarifárias sobre bens e às novas áreas Tais como serviços e propriedade intelectual. Abertura de mercados pode ser benéfica, mas também requer ajuste. Os acordos da OMC permitem que os países introduzam mudanças gradualmente, através da liberalização progressiva. Os países em desenvolvimento geralmente recebem mais tempo para cumprir suas obrigações. Previsibilidade: através da vinculação e transparência Voltar ao topo Às vezes, prometer não levantar uma barreira comercial pode ser tão importante quanto reduzir um, porque a promessa dá às empresas uma visão mais clara das suas oportunidades futuras. Com estabilidade e previsibilidade, o investimento é incentivado, os empregos são criados e os consumidores podem desfrutar plenamente os benefícios da escolha da concorrência e preços mais baixos. O sistema multilateral de comércio é uma tentativa dos governos de tornar o ambiente de negócios estável e previsível. A Ronda do Uruguai aumentou as fixações Percentagens de tarifas consolidadas antes e depois das negociações de 1986-94 (Estas são linhas tarifárias, portanto, as percentagens não são ponderadas de acordo com o volume ou valor do comércio) Na OMC, quando os países concordam em abrir seus mercados de bens ou serviços , Eles vinculam seus compromissos. Para as mercadorias, estas obrigações correspondem a limites máximos das taxas das pautas aduaneiras. Por vezes, os países importam as importações a taxas inferiores às taxas consolidadas. Freqüentemente é esse o caso nos países em desenvolvimento. Nos países desenvolvidos, as taxas efectivamente cobradas e as taxas consolidadas tendem a ser as mesmas. Um país pode mudar suas ligações, mas somente depois de negociar com seus parceiros comerciais, o que poderia significar compensá-los pela perda de comércio. Uma das realizações das negociações comerciais multilaterais do Uruguay Round foi aumentar a quantidade de comércio sob compromissos vinculativos (ver quadro). Na agricultura, 100 produtos têm agora tarifas consolidadas. O resultado de tudo isto: um grau substancialmente mais elevado de segurança de mercado para comerciantes e investidores. O sistema tenta melhorar a previsibilidade ea estabilidade de outras maneiras também. Uma forma é desencorajar o uso de cotas e outras medidas usadas para estabelecer limites em quantidades de importações administrando cotas podem levar a mais burocracia e acusações de jogo injusto. Outra é tornar os países regras comerciais tão claras e públicas (transparentes) quanto possível. Muitos acordos da OMC exigem que os governos divulguem suas políticas e práticas publicamente no país ou notificando a OMC. A vigilância regular das políticas comerciais nacionais através do Mecanismo de Revisão das Políticas Comerciais constitui um outro meio de incentivar a transparência tanto a nível interno como a nível multilateral. A OMC é por vezes descrita como uma instituição de comércio livre, mas isso não é inteiramente preciso. O sistema permite tarifas e, em circunstâncias limitadas, outras formas de proteção. Mais precisamente, é um sistema de regras dedicado à competição aberta, justa e não distorcida. As regras em matéria de não discriminação em matéria de nação mais favorecida e de tratamento nacional visam assegurar condições de comércio equitativas. O mesmo acontece com as medidas relativas ao dumping (exportação a baixo custo para ganhar quota de mercado) e aos subsídios. As questões são complexas e as regras tentam estabelecer o que é justo ou injusto e como os governos podem responder, nomeadamente cobrando direitos de importação adicionais calculados para compensar os danos causados ​​pelo comércio desleal. Muitos dos outros acordos da OMC visam apoiar a concorrência leal: na agricultura, na propriedade intelectual, nos serviços, por exemplo. O acordo sobre contratos governamentais (um acordo plurilateral porque é assinado por apenas alguns membros da OMC) estende as regras de concorrência às compras feitas por milhares de entidades governamentais em muitos países. E assim por diante. Incentivo ao desenvolvimento e à reforma económica O sistema da OMC contribui para o desenvolvimento. Por outro lado, os países em desenvolvimento precisam de flexibilidade no tempo necessário para implementar os acordos de sistemas. E os próprios acordos herdaram as disposições anteriores do GATT que permitem uma assistência especial e concessões comerciais para os países em desenvolvimento. Mais de três quartos dos membros da OMC são países em desenvolvimento e países em transição para economias de mercado. Durante os sete anos e meio da Rodada Uruguai, mais de 60 desses países implementaram programas de liberalização comercial de forma autônoma. Ao mesmo tempo, os países em desenvolvimento e as economias em transição foram muito mais ativos e influentes nas negociações da Rodada Uruguai do que em qualquer rodada anterior, e estão ainda mais presentes na atual Agenda de Desenvolvimento de Doha. No final do Uruguay Round, os países em desenvolvimento estavam preparados para assumir a maior parte das obrigações que são exigidas aos países desenvolvidos. Mas os acordos lhes deram períodos de transição para se adaptarem às mais desconhecidas e talvez difíceis disposições da OMC, particularmente para os países mais pobres e menos desenvolvidos. Uma decisão ministerial adotada no final da rodada diz que os países mais favorecidos deveriam acelerar a implementação de compromissos de acesso ao mercado para as mercadorias exportadas pelos países menos desenvolvidos e busca aumentar a assistência técnica para eles. Mais recentemente, os países desenvolvidos começaram a permitir importações com isenção de direitos e isenção de contingentes para quase todos os produtos dos países menos desenvolvidos. Em tudo isso, a OMC e seus membros ainda estão passando por um processo de aprendizagem. A atual Agenda de Doha para o Desenvolvimento inclui preocupações dos países em desenvolvimento sobre as dificuldades com que se defrontam na implementação dos acordos da Rodada Uruguai. O sistema de comércio deve ser. Sem discriminação, um país não deve discriminar entre os seus parceiros comerciais (conferindo-lhes igualmente o estatuto de nação mais favorecida ou de nação mais favorecida) e não deve discriminar entre os seus produtos e serviços nacionais ou estrangeiros (dando-lhes tratamento nacional) Os investidores e os governos devem ter a certeza de que as barreiras comerciais (incluindo as tarifas e as barreiras não pautais) não deveriam ser aumentadas arbitrariamente, as tarifas e compromissos de abertura de mercado são mais competitivos na OMC que desestimulam as práticas desleais como os subsídios à exportação e Dumping a preços abaixo do custo para ganhar quota de mercado mais benéfico para os países menos desenvolvidos, dando-lhes mais tempo para ajustar, maior flexibilidade e privilégios especiais. Isso soa como uma contradição. Sugere um tratamento especial, mas na OMC, na verdade, significa a não discriminação, tratando praticamente a todos igualmente. Isto é o que acontece. Cada membro trata todos os outros membros igualmente como parceiros comerciais mais favorecidos. Se um país melhora os benefícios que dá a um parceiro comercial, tem de dar o mesmo tratamento a todos os outros membros da OMC, para que todos permaneçam mais favorecidos. O estatuto de nação mais favorecida (NMF) nem sempre significava igualdade de tratamento. Os primeiros tratados bilaterais de NMF estabeleceram clubes exclusivos entre os parceiros comerciais mais favorecidos do país. Sob o GATT e agora a OMC, o clube MFN já não é exclusivo. O princípio da nação mais favorecida garante que cada país trate seus companheiros de mais de 140 igualmente. Mas existem algumas exceções. Facilidade de negociação multilateral Uma facilidade para negociação que é menos formal do que uma troca totalmente estabelecida. A exploração de um instrumento de negociação multilateral é um serviço de investimento ao qual se aplica o regulamento da MiFID. Um MTF é definido para fins da MiFID como: Um sistema multilateral Operado por uma empresa de investimento ou um operador de mercado Que reúne múltiplos interesses de compra e venda de terceiros em instrumentos financeiros No sistema multilateral De acordo com regras não discricionárias De uma forma que Resulta em um contrato. MTFs são exigidos em MiFID para cumprir com regulamentos sobre: ​​Transparência de organização e fiscalização de mercado. Os regulamentos para MTFs são semelhantes aos que se aplicam a mercados regulados maiores e mais formais (RMs). No entanto, os requisitos regulamentares aplicáveis ​​aos MTF são mais leves do que os requisitos aplicáveis ​​aos mercados regulamentados. Directiva MiFID Nível 1. (15), 13, 14, 25, 26, Anexo I, secção A. Os MTF eram conhecidos anteriormente como sistemas alternativos de negociação (ATS). O sistema MTF é por vezes também conhecido como um local. Na prática, o local seria normalmente um local virtual, em vez de um local físico. Os ministros das Finanças do Grupo dos Sete (G-7) reunir-se-ão com os chefes do Banco Mundial e quatro bancos regionais de desenvolvimento em Roma no próximo mês para pressionar a reforma das agências de crédito multilaterais e melhorar a Disse hoje, quinta-feira, fontes financeiras internacionais. A sociedade civil, as Nações Unidas e o Futuro Multilateral, editada por John W. Uma negociação multilateral de uma semana de duração, com o objetivo de promover uma cooperação multilateralizada no processo de paz ARAB-ISRAELI, por Dalia Dassa Kaye publicado pela Columbia University Press. Na entrada da China na Organização Mundial do Comércio (OMC) será retomada em novembro. O Banco Mundial e o FMI tendem a ser excessivamente cautelosos e, portanto, agiram como freio à remissão da dívida multilateral. Porque a crise é de origem global, é nas telas de radar dos bancos multilaterais. No entanto, se a polícia do país estrangeiro puder ajudar em uma investigação, mas não numa base de polícia a polícia, as agências podem usar procedimentos mais formais - especificamente, assistência mútua, tratados multilaterais, cartas rogatórias, acordos executivos e extradição. Com pouca resistência de Washington, Pequim conseguiu que os membros das Nações Unidas concordassem com diálogos sobre direitos humanos com governos estrangeiros individuais, em vez de pressões multilaterais. MULTILATERAL negociações comerciais reduziram as tarifas médias nos países industrializados quase sete vezes desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Em geral honrou seus compromissos com acordos multilaterais, como o GATT, o autor afirma que U. A Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) iniciou negociações para criar um acordo multilateral que forneceria um quadro abrangente para o investimento internacional. Cerca de 50 bilhões são emprestados anualmente pelas instituições financeiras multilaterais (IMFs), como o Banco Mundial, a Corporação Financeira Internacional, o Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento, o Banco Asiático de Desenvolvimento eo Banco Interamericano de Desenvolvimento. Para negociação que é menos formal do que uma troca totalmente estabelecida. A exploração de um instrumento de negociação multilateral é um serviço de investimento ao qual se aplica o regulamento da MiFID. Um MTF é definido para fins da MiFID como: Um sistema multilateral Operado por uma empresa de investimento ou um operador de mercado Que reúne múltiplos interesses de compra e venda de terceiros em instrumentos financeiros No sistema multilateral De acordo com regras não discricionárias De uma forma que Resulta em um contrato. MTFs são exigidos em MiFID para cumprir com regulamentos sobre: ​​Transparência de organização e fiscalização de mercado. Os regulamentos para MTFs são semelhantes aos que se aplicam a mercados regulados maiores e mais formais (RMs). No entanto, os requisitos regulamentares aplicáveis ​​aos MTF são mais leves do que os requisitos aplicáveis ​​aos mercados regulamentados. Directiva MiFID Nível 1. (15), 13, 14, 25, 26, Anexo I, secção A. Os MTF eram conhecidos anteriormente como sistemas alternativos de negociação (ATS). O sistema MTF é por vezes também conhecido como um local. Na prática, o local seria normalmente um local virtual, em vez de um local físico. Veja também

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